sexta-feira, 8 de abril de 2011

OS LUGARES E AS PAISAGENS

O Teatro da Paz em Belém-PA é um exemplo de paisagem humanizada
A paisagem é um importante objeto de análise da Geografia, sendo constituída através das relações do homem com o espaço natural. Sua observação é muito importante, pois retrata as relações sociais estabelecidas em um determinado local, onde cada observador seleciona as imagens que achar mais relevantes; portanto, diferentes pessoas enxergam diferentes paisagens. Nos lugares onde se destacam os elementos da natureza, intactos ou ainda pouco alterados pela ação humana, observamos paisagens naturais. Por outro lado, em qualquer lugar de nosso planeta onde os seres humanos desenvolvam suas atividades, criando elementos sociais, podemos observar paisagens culturais ou humanizadas.
Mercado do Ver-o-Peso em Belém-PA

 
Os elementos naturais, como a vegetação, a fauna, a forma de relevo, o tipo de clima e de solo e os cursos d'água, originam-se de processos e fenômenos da natureza. Já os elementos culturais ou sociais são criados pelos seres humanos, que, para isso, se utilizam de instrumentos e técnicas diferentes. Alguns exemplos de elementos culturais são as edificações construídas nos centros urbanos e, ainda, as lavouras, as pontes, as hidrelétricas, os aterros sobre o mar, entre tantos outros. Os elementos naturais e os culturais, combinados entre si, constituem as paisagens terrestres. A observação das paisagens nos permite compreender grande parte das características dos lugares. Paisagem, em princípio, são todos os elementos que vemos em determinado local, sejam eles predominantemente naturais, sejam culturais. Mas observar uma paisagem não significa apenas visualizar os objetos concretos que as compõem, com suas variadas cores e formas: significa também senti-la por meio de outros sentidos, como o tato, o olfato e a audição. Sentir frio ou calor, ouvir o barulho dos carros ou do vento, sentir o cheiro da mata ou da fumaça dos caminhões é importante para que se possa perceber uma paisagem como um todo, pois o cheiro, o som, a temperatura também são características do lugar observado e colaboram para torná-lo único. Dessa forma, dizemos que paisagem é tudo o que esta presente em determinada extensão do espaço terrestre e que pode ser compreendido pelos nossos sentidos, abrangendo, portanto, tanto os elementos visíveis como os não-visíveis presentes nesse lugar. Outra característica das paisagens é que estas, não apresentam apenas elementos estáticos, imóveis: elas nos mostram também os fluxos que ocorrem em um lugar, como o trânsito de pessoas e automóveis nas ruas de uma cidade, a circulação de mercadorias por trem, avião ou navio, a transmissão de informações, revelada pelas torres de telecomunicações, a circulação de animais, etc. Portanto, as paisagens podem revelar muito, sobre como a sociedade desenvolve suas atividades, e como as pessoas se relacionam com o lugar em que vivem. 
Há milhares de anos povos de diversas origens procuravam lugares para morar e passaram a ocupar terrenos onde a natureza oferecesse condições de sobrevivência.A adaptação dos seres humanos a diversos lugares com ambientes diferentes (e hostis) só foi possível com o desenvolvimento de técnicas e instrumentos que possibilitaram a sobrevivência do homem nos mais diversos ambientes. Ao longo da historia as melhorias das técnicas foram melhorando diferentemente em cada sociedade, culminando no século XVIII com a Revolução Industrial, que mudaria muito a cara do mundo, e o modo como as pessoas o percebiam.
Com a chegada da industria as produções de bens mudaram e começaram a ser  fabricados de forma padronizada e em larga escala. A partir de então as industrias ocasionaram muitas transformações na natureza pelo fato de que precisam de uma quantidade grande de recursos para sua existência,então as paisagens naturais ficaram menores e as criadas pelo homem foram crescendo exponencialmente. 
Atualmente existem grandes paisagens culturais como já era de se esperar pelo resultado de grandes e continuas transformações humanas.Contudo ainda há paisagens naturais no nosso planeta mas que correm sério risco de desaparecer sendo modificadas pelo ser humano por interesses políticos e economicos. Apesar de todas as transformaçõeso no espaço natural, especialistas dizem que praticamente metade do planeta ainda se encontra preservado (sem modificações humanas), portanto depende apenas da humanidade cuidar para que a biodiversidade do planeta não se perca no processo desenfreado de antropização do espaço.
Início do dia às margens da Baía do Guajara (Belém-Pa)


 As áreas naturais são de extrema importância para a sobrevivência do planeta pois garantem a estabilidade climática,a disponibilidade de água potável,a manutrençao da biodiversidade e da qualidade do ar. No caso particular dos rios que banham a Região Norte do Brasil, os mesmos também garantem a subsistência de milhares de famílias, que tem na pesca o único meio de prover seu sustento. Portanto,dá para se ter uma ideia da importância que os mesmos possuem para diversos ribeirinhos e outros moradores da Região. 
Vista dos arredores da Ilha do Cumbú-PA


Fonte(s):
Adaptado do livro "GEOGRAFIA, Espaço e Vivência" de Levon Boligian e Andressa Alves (pags. 1 à 19)



É isso aí leitores, espero que vocês tenham gostado do blog, que foi feito especialmente pra todo mundo que gosta de geografia ou tem só curiosidade mesmo de saber um pouco mais. Aguardem os próximos posts, e não esqueçam de comentar!!! 



Aqui no Geografia CEFET, você pede e nós trazemos a informação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário